quinta-feira, 28 de abril de 2016

Município de Itajá é contemplado com o projeto segunda água


Esse projeto tem como objetivo promover a conservação, a preservação e a reconstituição dos agro ecossistemas com a adoção de práticas focadas no ambiente natural. O programa possibilita o desenvolvimento econômico, social e ambiental de maneira sustentável para os agricultores familiares. O projeto é um convênio entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) e da Emater-RN, com o Governo Federal, representado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). E o município de Itajá conseguiu através da Secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente aderir ao projeto e conseguiu a construção de 03 barragens subterrâneas, das três, uma já foi concluída.  
Essas barragens têm por finalidade barrar a água de riachos temporários e mantendo a umidade no subsolo. Permitindo assim os cultivos na época de estiagem e aumentando o armazenamento de água para ser aproveitada através da captação e bombeamento em cacimbões, também conhecidos como poços amazonas.
O Segunda Água é representado pela implantação de Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs) de barragens subterrâneas, renques, barramentos assoreadores, cacimbões, hortas e pomares nas propriedades. Essas tecnologias são adaptadas ao semi-árido, permitindo a recuperação do meio ambiente com o acúmulo de água de qualidade para produção de alimentos e suporte forrageiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário