segunda-feira, 16 de maio de 2016

Paraíba vai sediar 1º Encontro Norte e Nordeste de Prostitutas; Confira a programação completa aqui!

O evento ocorre no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado da Paraíba (Sintep). A abertura oficial ocorreu na noite do domingo (15).
João Pessoa sedia até quarta-feira (18), o 1º Seminário Estadual Norte e Nordeste de Prostitutas, reunindo 26 lideranças das duas regiões, a exemplo do Amapá, Belém, Amazonas, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, além de lideranças entre as prostitutas de Porto Alegre (RS) e Brasília (DF). ..

A abertura oficial ocorreu na noite do domingo (15). O evento ocorre no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado da Paraíba (Sintep), localizado no Centro da capital. Em pauta nos quatro dias de evento estão a ‘Descentralização do SUS’, ‘Redução de Danos e Saúde Sexual da Mulher’, ‘Gênero e Feminismo’ e ‘Violência e Criminalização’.

Nesta segunda-feira (16), a programação do 1º Seminário Estadual Norte e Nordeste de Prostitutas ocorre, a partir das 8h, com um debate sobre a ‘Descentralização do SUS’ com a representante do Departamento de DSTs/HIV/Aids/HP do Ministério da Saúde, Elisiane Pasini; a coordenadora de DSTs/HIV/Aids/HP de João Pessoa, Clarice Sá; a representante da Coordenação Estadual de DSTs/HIV/Aids/HP, Ivonete Pereira e representação da entidade ‘Cordel Vida’. A discussão prossegue até às 12h.

À tarde, a programação é voltada para a discussão ‘Redução de Danos e Saúde Sexual da Mulher’ com a integrante da Associação das Profissionais do Sexo da Paraíba (Apros-PB), Thaty Pinangé; a representante da Associação das Profissionais do Sexo do Piauí (Apros-PI), Célia Araújo e os psicólogos Marcos Deparís e Vilma Vaz.

A coordenadora geral da Associação das Profissionais do Sexo da Paraíba, Luza Maria, ressaltou que o objetivo do 1º Seminário Estadual Norte e Nordeste de Prostitutas é o de colocar em pauta temas de extrema importância que afetam a vida das profissionais do sexo nas duas regiões, fortalecer a articulação entre as lideranças da Articulação Norte e Norte de Profissionais do Sexo (ANNPS).

Luza Maria destacou que este encontro é um passo importante no fortalecimento das discussões para criar estratégias de formação e mobilização para reinvindicação de direitos das profissionais do sexo nessas duas regiões. “É um momento de troca de experiências, de aprofundamento dos debates e de se pensar em estratégias para garantir questões essenciais como ações não apenas de redução de danos, mas também de saúde sexual para essas profissionais e um enfrentamento a um tema recorrente que é o da violência praticada contra as profissionais do sexo e a criminalização da profissão que ainda é vista com intolerância e discriminação em alguns setores da sociedade”. Um outro objetivo do evento é o de incentivar as instituições de prostitutas se filiarem a Central Única das Trabalhadoras e Trabalhadores Sexuais (Cuts), criada no segundo semestre de 2015.

_______________________________________

Suspeitos por tentativa de homicídio são presos em Pedro Velho

José Hermínio Filho, conhecido por "Pipo" e João Paulo Martins dos Santos, vulgo "João Orelha", foram presos pela equipe da Delegacia de Polícia Civil de Pedro Velho, na manhã desta segunda-feira (16), em cumprimento a mandados de prisão preventiva. Eles são suspeitos de terem tentado matar Marival Jorge de Carvalho, 48 anos, no dia 29 de março deste ano. O mandante do crime Rodrigo Santos de Melo, vulgo "Rodrigo do Arrocha", foi preso em flagrante, à época do crime.
As investigações revelaram que "Rodrigo do Arrocha" teria contratado "Pipo" e "João Orelha", pela quantia de R$ 400,00, para matar Marival. Rodrigo tomou emprestado R$ 80 mil a Marival e decidiu não pagar a dívida. O mandante do crime iria usar o dinheiro na reforma do seu clube "Arrocha", localizado no centro de Pedro Velho, e para não pagar o valor devido decidiu matar Marival.
No dia do crime, Rodrigo ligou para Marival às 23:50h e combinou o encontro, alegando que queria fazer o pagamento de uma parte da dívida.No local combinado, a vítima foi surpreendida pelos criminosos que o renderam, levaram para um matagal e com o uso de uma faca peixeira, tentaram degolar Marival com um corte profundo no pescoço.  Como os suspeitos acreditavam que a vítima estava morta, colocaram Marival na mala do seu próprio carro e atearam fogo no veículo. "João Orelha" foi o responsável em cortar o pescoço da vítima e "Pipo", o homem que dirigiu o carro da vítima até o matagal.
Apesar disto, Marival conseguiu sair do veículo antes do fogo se alastrar. Como os suspeitos ainda estavam no local, desferiram vários golpes com o extintor do carro na cabeça da vítima que acabou desmaiando. No dia seguinte ao crime, alguns agricultores encontraram Marival e ele conseguiu afirmar que "Rodrigo do Arrocha" era o mandante, o qual foi preso em flagrante.
Os suspeitos - "Pipo" foi preso em março de 2013, na operação Muralha, acusado de participar de um grupo de extermínio em Pedro Velho. "João Orelha" responde a um processo por violência doméstica. A Polícia Civil não descarta a possibilidade de outras pessoas terem participado do crime.
__________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário